Nossa Cidade > Geografia

Localização

O município de Ladário está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Pantanais Sul-Mato-Grossenses (Microrregião do Baixo Pantanal). Localiza-se na latitude de 19º00’18” Sul e longitude de 57°36’07” Oeste. Distâncias:

  • 421 km da capital estadual (Campo Grande)
  • 1 435 km da capital federal (Brasília).
Solo

O solo predominante no município é o Chernossolo de textura argilosa e muito argilosa, com elevada fertilidade natural. Na parte serrana, a dominância são dos Neossolos com textura argilosa. Possui ainda áreas com Planossolo.

Relevo e altitude

Está a uma altitude de 114 m. Apresentando bordas de patamares e cristais simétricas e topos colinosos, este município possui uma topografia contrastante, pois, assim como possui as maiores elevações do Estado, 1.065m (Morro Grande), está na região pantaneira em áreas de planície de acumulação. O município de Ladário encontra-se nas Regiões: Depressão do Alto Paraguai com a unidade: Planícies Coluviais Pré-Pantanal; Região do Pantanal Matogrossense, Pantanal do Nabileque Jacadigo; Região da Bodoquena e Morrarias do Urucum-Amolar, com a unidade Morrarias do Urucum-Amolar. Apresenta Modelados Planos-P, relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva, com relevos elaborados pela ação fluvial e áreas planas ou embaciada, zonal, argilosa e/ou arenosa, sujeita a inundações periódicas, ligadas ou não à rede de drenagem atual.

Hidrografia

Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. O rio Paraguai faz divisa do município de Ladário e Corumbá. Nasce no Estado de Mato Grosso e corta o Pantanal sul-mato-grossense de norte a sul, mais ao oeste. Banha a cidade de Corumbá. A partir da localidade de Baía Negra até a foz do rio Apa, faz divisa entre o Brasil e a República do Paraguai. É o principal rio da bacia do rio Paraguai.

Vegetação

Cobertura vegetal predominante é de vegetação natural, sendo que a maior abrangência é da Floresta Estacional, seguida da Cerrado Estépico (Vegetação Pantaneira) e da Cerrado Gramíneo-Lenhoso (Campo). A pastagem plantada já ocupa parcela significativa da porção Central do município.

Clima, temperatura e pluviosidade

Está sob influência do clima tropical (AW) sub-úmido, com período de chuvas de outubro a abril. As temperaturas médias são superiores a 20 °C em todos os meses do ano. O período seco estende-se de três a cinco meses. A precipitação varia entre 1.000 e 1.200mm anuais.